No âmbito do processo Orçamento Participativo 2022, foram consideradas 8 propostas a votação, quatro em cada uma das componentes, obtendo um total de 1862 votos na “Componente nº 1 - Requalificação Urbanística e Construção e/ou Requalificação de Equipamentos Públicos” e 1159 na “Componente Nº2 - Promoção e Dinamização de Projetos de âmbito Cultural e Desportivo”. Os números apurados integram 34 votos presenciais em urna, com exercício no Gabinete de Protocolo e Comunicação da Câmara Municipal.
Os cidadãos flavienses votaram e escolheram como projeto a ser implementado no concelho, correspondente à componente nº1, a proposta “Descobrir Vidago - Requalificação Urbanística da Rotunda da EN2, saída A24”, que prevê a revitalização desta rotunda com a colocação de três elementos identitários da vila, nomeadamente um jogador de golfe, o símbolo das termas e o brasão da União das Freguesias de Vidago. Totalizando 626 votos, a proposta apresentada por Ana Margarida Parada tem uma estimativa orçamental de 150 mil euros.
Na componente nº2 sagrou-se vencedora a proposta “Folgança Galaica no Castro de Curalha”, que pressupõe a recriação da vivência e convivência dos povos Galaicos e Romanos no castro desta freguesia. A proposta apresentada por Domingos de Moura Alves conta com 694 votos e uma estimativa orçamental, para a realização do evento, de 30 mil euros.
Apresentação detalhada de resultados:
Componente nº1 - Requalificação Urbanística e Construção e/ou Requalificação de Equipamentos Públicos
““Descobrir Vidago - Requalificação Urbanística da Rotunda da EN2, saída A24” | 626 votos - Proposta vencedora com 33,6%, 625 online e 1 em papel;
“Parque Temático no Castro de Curalha” | 519 votos – Conquista o segundo lugar com 27,9%, 511 online e 8 em papel;
“Requalificação do Campo de Jogos / Pista de Atletismo da Escola Secundária Dr. António Granjo” | 441 votos – Terceiro lugar com 23,9%, 419 online e 22 em papel;
“Construção de campos para a prática desportiva - Parque de Lazer” | 276 votos – Proposta menos votada com 14,8%, 273 online e 3 em papel.
Componente nº2 - Promoção e Dinamização de Projetos de âmbito Cultural e Desportivo
“Folgança Galaica no Castro de Curalha” | 694 votos – Vence com 59,9% dos votos, 683 online e 11 em papel;
“Domingueiro Merendeiro” | 371 votos - Alcança o segundo lugar com 32%, 363 online e 8 em papel;
“Bebéteca” | 81 votos – Terceiro lugar com 7%, 66 online e 15 em papel;
“Vídeo documentário da Luta Tradicional Portuguesa” | 13 votos – Proposta com 1,1% votação, 13 votos online e 0 em papel.
Recorde-se que o Orçamento Participativo (OP) é um processo de participação democrática, que visa promover o envolvimento dos cidadãos e das organizações da sociedade civil nas estratégias de governação do concelho. Esta participação concretiza-se através da possibilidade que é dada à população local para decidir o destino de uma parte dos recursos públicos disponíveis da autarquia.