siga-nos
Facebook Share Adicionar aos favoritos
 Junho 2022 
dstqqss
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930
Início  >  Orçamento Ativo  >  Propostas para Promoção e Dinamização de Projetos de âmbito Cultural e Desportivo(2020)  >  Corrida de Barcas - Rio Tâmega (Proposta: Associação Wildfun - Desporto, Aventura & Turismo/Junta Freguesia Madalena e Samaiões)

Corrida de Barcas - Rio Tâmega (Proposta: Associação Wildfun - Desporto, Aventura & Turismo/Junta Freguesia Madalena e Samaiões)

DESCRITIVO DO PROJECTO: As barcas chatas eram umas pequenas embarcações em madeira e fundo chato, tradicionais dos barqueiros das freguesias ribeirinhas do Rio Tâmega. A sua propulsão e navegação era realizada através de um lareiro com cerca de 4 metros de comprimento e 40 mm de base com um pico para facilitar o seu arranque do lodo. A proposta visa a realização de uma corrida de barcas chatas entre a Ponte de São Roque e a Ponte Romana. Cada equipa será composta por no máximo 3 elementos, sendo que na construção das embarcações podem entrar todo o tipo de material desde que as barcas sejam de fundo chato. A prova será dividida em três grupos: 1 - A barca tradicional, chata de madeira, formato tradicional rectangular, empurrada ou navegada por lareiro; 2 - A barca criativa sendo a barca tradicional como base, decorada e armada com criatividade; 3 - A barca alterada navegada de outras formas que não o lareiro. Serão atribuídos os prémios habituais para os vencedores da corrida e para as embarcações mais criativas. Será também atribuído um troféu às embarcações de equipas dos movimentos associativos ou que representem as juntas de freguesia do concelho. A última tripulação a cortar a meta terá direito a um prémio de consolação. OBJECTIVOS: O objectivo desta proposta é dar a conhecer as barcas chatas e a sua tradição no Rio Tâmega, dar dinâmica e vida ao rio, às suas margens, promovendo ao mesmo tempo a prática do exercício físico e o bem-estar dos participantes. DESTINATÁRIOS: O evento é destinado à população em geral. BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO: Este tipo de corridas são potentes ferramentas recreativas e educacionais que podem também ser usadas para propósitos turísticos. A corrida traz também benefícios pessoais aos praticantes derivado da actividade física e da sua harmonia com a natureza.
Marco André Teixeira Chaves
12-09-2020

Mais Informações
Contactos
Câmara Municipal de Chaves
Largo de Camões
5400-150 Chaves
276 340 500 | op@chaves.pt
Powered By Serviços Online