Passar para o Conteúdo Principal Top
Logo

           O que é o OP?  

Explorar imagem

Monumento Homenagem ao Bombeiro Voluntário

Âmbito

Geral

Freguesia

Vidago

Proponente

Francisco José Gonçalves Oliveira

Data Submissão:

15-06-2016

Descrição:

MONUMENTO HOMENAGEM AO BOMBEIRO VOLUNTÁRIO

Quase em todas as localidades onde existem Corpos de Bombeiros Voluntários existe um monumento de homenagem aos soldados da Paz.

Vidago em 2016 comemora o Cinquentenário da existência dos bombeiros voluntários, é o momento certo para lhes prestar a justa e merecida homenagem

Há cerca de 30 mil bombeiros voluntários em Portugal. Homens e mulheres que decidiram que queriam fazer do mundo um local melhor.
- Para ostentar a farda é preciso ter muito mais do que um sonho, é preciso coragem para ir onde ninguém quer ir, para por em risco a vida por pessoas que nunca se viu, é preciso sangue-frio para manchar a farda com sangue das mesmas pessoas que ontem criticavam as nossas ações e zelar pela sua vida como sendo a mais importante de todas, é preciso saber que a mesma mão ensanguentada que se estende em busca de socorro, dificilmente virá a estender-se de novo em sinal de agradecimento.
- Para ser bombeiro, não se pode gostar do Natal, nem da Páscoa, nem do ano novo ou do carnaval, porque enquanto o mundo festeja, os nossos olhos precisam de permanecer atentos e a alma pronta sempre velando pela segurança daqueles que estão sob nossas asas.
- É preciso ter paciência e saber que a prevenção é sempre mais eficiente e embora as estatísticas não registem incêndios e acidentes que não ocorrem, se aprende somente com o passar dos anos, que não há uma glória em combater um incêndio que poderia ter sido evitado.
- Para ser bombeiro o corpo precisa saber que não há diferença entre a madrugada fria, ou o verão quente, entre a água e o fogo, todos se igualam ao som das sirenes.
- Para ser bombeiro, é preciso saber que não se vai ficar rico, que se vai trabalhar muito, que os fracassos serão fantasmas que nos vão perseguir por toda a existência e o sucesso são nuvens que se dissipam com o anoitecer.
Ser Bombeiro é ter um coração enorme pulsando dentro do peito.
É sentir o sangue correr nas veias alucinado toda vez que alguém precisa de nós.
É estar pronto a qualquer soar da sirene e saber acalmar nos momentos mais difíceis.
É chorar e gritar por dentro, é reviver o filme da sua vida, pensar em filhos pais e esposas(os) toda vez que saem para uma ocorrência...
É fazer o resgate de um desconhecido com o mesmo carinho com que se pega o filho no colo.
É correr a favor do fogo enquanto muitos saem correndo dele..
É amar o próximo como amamos a nós mesmos.
É emocionarmos-nos após cada salvamento.
É estar preparado diariamente para o desconhecido ou imprevisível.
É ser um super-homem sem super poderes.
E tudo isso sem querer nada em troca.
Para muitos um sonho, para poucos uma realização, para os que puderam e quiseram uma conquista. Ser Bombeiro  não é apenas ser bombeiro é ser guerreiro, na bonança ou nas adversidades, agir com alegria e fervor para que cumpramos a missão que a nós foi confiada.


Objectivos: HOMENAGEAR OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

Destinatários do projecto: Homenagear e valorizar o trabalho dos homens da paz, que dão a sua via sem nada receber em troca

Benefícios do projeto para a população: Está intrinsecamente ligado aos itens anteriores – Homenagear e valorizar o trabalho, esforço e dedicação do bombeiro voluntário

Localização: No Largo Miguel de Carvalho em  Vidago, que é a parte central da Vila.

Valor estimado: Ronda os 60.000.00€ (Aguardam-se os orçamentos da execução do monumento em bronze e trabalhos de construção civil, para a sua colocação)