Passar para o Conteúdo Principal Top
Logo

           O que é o OP?  

Explorar imagem

Exposição permanente de material fotográfico antigo.

Âmbito

Geral

Freguesia

Santa Maria Maior

Proponente

Humberto Ferreira

Data Submissão:

16-06-2016

Descrição:
Exposição permanente de material fotográfico antigo.
Esta proposta vem no sentido de satisfazer uma lacuna importante no âmbito da divulgação do património artístico, cultural, histórico e social, porque entendo que o conhecimento, a arte, a história e a cultura de uma forma geral, deve ter um alcance social e estar ao dispor do público em geral.
Esta candidatura de âmbito artístico, histórico, cultural e social, abrange equipamento fotográfico antigo e fotografia é proveniente de um vasto e diversificado conjunto de equipamentos fotográficos antigos, reunido por mim ao longo dos últimos 6 anos, é composto por máquinas fotográficas, todo o tipo de acessórios, material publicitário, livros e revistas, posters, gravuras, postais, selos, pin's, todo o tipo de objectos relacionados com a fotografia, fotografias antigas, espólios fotográficos de negativos recolhidos em diversos locais e casas de fotografia, etc...
A beleza e raridade de cada peça que compõem esta exposições, transporta-nos para um cenário de equilíbrio entre o passado e o presente.
Para além da subentendida raridade e do seu óbvio valor patrimonial, cada peça desvela-nos um pedaço da história da fotografia e da nossa própria história, sendo também documentos importantes do ponto de vista artístico, cultural e social, pois para muitos constituem instrumentos do reavivar das suas próprias memórias e para outros, o poderem rever-se na utilização de algumas dessas peças.  
Assim, propõe-se a realização de uma exposição permanente de material fotográfico antigo, ao longo de 12 meses, estando patente ao público uma selecção de 150 máquinas fotográficas antigas / equipamentos fotográficos antigos, escolhidos entre mais de 1.000 peças da Colecção Humberto Ferreira.
De realçar que não existe nenhuma exposição deste género nos concelhos do Alto Tâmega, pelo que se prevê que tenha bastante procura pelo interesse que desperta.
O município terá a possibilidade de nos anos subsequentes, dar continuidade a esta exposição por se tratar de um evento cultural interessante.

Objetivos:
Realização de uma exposição permanente de material fotográfico antigo ao longo de 12 meses, com vista à divulgação do património artístico, cultural, histórico e social que a fotografia represe

Destinatários do projeto:
População do concelho de Chaves. População dos restantes concelhos do Alto Tâmega e vizinha Galiza. Todos os visitantes nacionais e estrangeiros.

Benefícios do projeto para a população:
Proporcionar à população o acesso a peças raras da história da fotografia. Evento cultural interessante disponível ao longo de todo o ano. Ver anexo.

Localização (Se possível anexar mapa de localização):
Qualquer local na cidade de Chaves. Ver anexo.

Valor estimado:
O custo desta exposição é de 12.000,00 €. Ver anexo