Passar para o Conteúdo Principal Top
Logo

           O que é o OP?  

Explorar imagem

Semana Internacional de Música e Dança de Chaves - Tradição, Continuidade e Modernidade

Âmbito

Promoção e Dinamização

Freguesia

Santa Maria Maior

Proponente

Jorge Miguel França Santos

Data Submissão:

11-06-2015

Bandas Filarmónicas e Ranchos Folclóricos/ Bandas Musicais e Dança Contemporânea

As bandas musicais e os ranchos folclóricos ainda fazem parte da cultura e alma portuguesa (e naturalmente a transmontana). O papel das mesmas (as que subsistem) é fundamental na promoção da cultura (música, dança, convívio são, interculturalidade) em algumas áreas do mundo rural. urge preservar a tradição e mostrar as novas tendências pois, há variações dos sons e dos passos tradicionais quer em Portugal que noutros países.
Na esfera da modernidade, existem várias escolas de música e dança em Chaves, com grande envolvimento da nossa comunidade (relevo para a infanto-juvenil). Chaves com a aposta efectuada pela autarquia, nos últimos anos, na Academia de Artes de Chaves - AAC, tem nesta uma parceria estratégica para poder levar com êxito uma iniciativa deste tipo.
Para além dos espectáculos musicais e de dança de entrada livre (ao ar livre, igrejas...) outros com um preço simbólico, deveriam haver algumas palestras e/ou exposições (instrumentos musicais;fatos...).
A organização para além do evento em si mesmo,implicaria a divulgação de pacotes turísticos on-line (em língua portuguesa e inglesa) de 3 a 7 dias (alojamento,alimentação, passeios no Alto Tâmega e algumas entradas em espectáculos a ocorrer em recinto fechado).
Esta seria uma iniciativa a ser efectuada com regularidade e que pode reforça o prestígio de Chaves, promover o nosso mundo rural, engrandecer a AAC e contribuir para o ensino e divulgação da Música e da Dança e um estímulo/reforço positivo para o "novo concurso profissional de música" de Chaves.