siga-nos
Facebook Share Adicionar aos favoritos
 Junho 2022 
dstqqss
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930
Início  >  Orçamento Ativo  >  Propostas para Promoção e Dinamização de Projetos de âmbito Cultural e Desportivo (2017)  >  Exposição permanente de material fotográfico antigo

Exposição permanente de material fotográfico antigo 19 Votos (2%)

Exposição permanente de material fotográfico antigo.

Esta proposta vem no sentido de satisfazer uma lacuna importante no âmbito da divulgação do património artístico, cultural, histórico e social, porque entendo que o conhecimento, a arte, a história e a cultura de uma forma geral, deve ter um alcance social e estar ao dispor do público em geral.

Esta candidatura de âmbito artístico, histórico, cultural e social, abrange equipamento fotográfico antigo e fotografia é proveniente de um vasto e diversificado conjunto de equipamentos fotográficos antigos, reunido por mim ao longo dos últimos 7 anos, é composto por máquinas fotográficas, todo o tipo de acessórios, material publicitário, livros e revistas, posters, gravuras, postais, selos, pin's, todo o tipo de objetos relacionados com a fotografia, fotografias antigas, espólios fotográficos de negativos recolhidos em diversos locais e casas de fotografia, etc...

A beleza e raridade de cada peça que compõem esta exposições, transporta-nos para um cenário de equilíbrio entre o passado e o presente.

Para além da subentendida raridade e do seu óbvio valor patrimonial, cada peça desvela-nos um pedaço da história da fotografia e da nossa própria história, sendo também documentos importantes do ponto de vista artístico, cultural e social, pois para muitos constituem instrumentos do reavivar das suas próprias memórias e para outros, o poderem rever-se na utilização de algumas dessas peças. 

Assim, propõe-se a realização de uma exposição permanente de material fotográfico antigo, ao longo de 12 meses, estando patente ao público uma selecção de 150 máquinas fotográficas antigas / equipamentos fotográficos antigos, escolhidos entre mais de 1.000 peças da Colecção Humberto Ferreira.

De realçar que não existe nenhuma exposição deste género nos concelhos do Alto Tâmega, pelo que se prevê que tenha bastante procura pelo interesse que desperta.

O município terá a possibilidade de nos anos subsequentes, dar continuidade a esta exposição por se tratar de um evento cultural interessante.

Humberto Ferreira
06-06-2017

Mais Informações
Contactos
Câmara Municipal de Chaves
Largo de Camões
5400-150 Chaves
276 340 500 | op@chaves.pt
Powered By Serviços Online