Passar para o Conteúdo Principal Top
Logo

           O que é o OP?  

Explorar imagem

Construção de um monumento (escultura) alusivo às leiteiras de Outeiro Seco

Âmbito

Geral

Freguesia

Santa Maria Maior

Proponente

Humberto Ferreira

Data Submissão:

06-06-2017

Construção de um monumento (escultura) alusivo às leiteiras de Outeiro Seco.

As leiteiras foram ao longo de décadas figuras incontornáveis na cidade de Chaves e na estrada que liga esta cidade à Aldeia de onde provinham – Outeiro Seco.

Foram responsáveis pela distribuição de leite ao domicílio de diversas famílias ao longo da via que percorriam, mas também na própria cidade de Chaves, fazendo desta prática a sua profissão.

Durante esse tempo, granjearam junto da população simpatia e respeito pelo importante papel que desempenharam, quer no desenvolvimento da produção de leite na Aldeia de Outeiro Seco, quer na alimentação de gerações de flavienses.

São um marco importante da nossa tradição e cultura, que merecem um lugar de relevo na história local, pelo que se justifica a construção de um monumento em sua homenagem.

Propõe-se que do monumento constem as leiteiras, os tradicionais burros, os diversos cântaros e crianças a recolherem o leite.

O local mais indicado, a meu ver, seria a rotunda junto à Escola Dr. Júlio Martins, uma vez que era por este local que abordavam a cidade.

Objetivos:

Homenagem à atividade desenvolvida pelas leiteiras de Outeiro Seco.