Passar para o Conteúdo Principal Top
Logo

           O que é o OP?  

Explorar imagem

Leiteiras de Outeiro Seco - as brancas madrugadas da memória

Âmbito

Geral

Freguesia

Outeiro Seco

Proponente

Dora Joana Serra

Data Submissão:

29-07-2021

Este projeto configura um trabalho de recuperação e valorização de um dos ícones socioculturais mais marcantes da nossa identidade, que a memória recente nos permite abordar, ainda em vida de alguns dos seus protagonistas. Durante todas as muitas madrugadas de quase um século, cerca de duas dezenas de leiteiras acertavam as passadas com o trote miudinho e resignado dos seus burros, pela estrada fora, de Outeiro Seco até à cidade.

Impõe-se uma abordagem com recolha exaustiva de todas as factualidades e peripécias deste processo intergeracional, ouvindo os testemunhos dos intervenientes e/ou passadores de memórias, guardando dele competente registo em livro e suporte informático. Existem ainda fontes documentais de onde se poderão resgatar informações e elementos em suporte audiovisual.

Há que continuar a recolher, registar, reunir, tratar e divulgar este nosso legado histórico, e outros que contribuíram para construir e consolidar a nossa identidade, como povo trabalhador, honesto e respeitador dos ritmos naturais.