Objetivos: Promover e valorizar a cultura do mundo rural, demonstrado a enorme riqueza etnográfica que os concelhos do Alto Tâmega possuem.
Destinatários: O evento esta destinado para toda comunidade e para todas as faixas etárias.
Benefícios para a população: A Feira da C.M.R promove o desenvolvimento da região, divulga as suas tradições, promove os produtores e produtos locais, atrai visitantes e valoriza a região.
O TEF – Teatro Experimental Flaviense, CRL, é uma Cooperativa Cultural e uma instituição de Utilidade Pública desde 1996 e fundada há 40 anos, vem ao longo destes anos desenvolvendo diversas atividades de índole cultural e de âmbito Regional, em prol da cultura e pelo desenvolvimento da nossa Região.
Neste contexto, organiza a Feira da Cultura do Mundo Rural, há mais de 7 anos, sendo esta uma feira que se destaca pela diferença, pela cultura do mundo rural.
O TEF propõe para o orçamento participativo a realização do VIII Feira da Cultura do Mundo Rural.
Local: Largo de São Roque – Madalena.
Coordenadas: Chaves 41.738655, -7.465516.
Datas previstas: 23, 24 e 25 de Julho de 2021.
Os principais objetivos são:
- Promover e valorizar a cultura do mundo rural, demonstrado a enorme riqueza etnográfica que os concelhos do Alto Tâmega possuem;
- Levar a área urbana da cidade as artes e ofícios rurais para que sejam conhecidos e apreciados por toda a comunidade;
- Criar canais de comunicação e interlocução direta com o público através de workshops;
- Criar interesse pelos produtos e produtores locais;
- Vender produtos e serviços;
- Dinamizar e promover o artesanato local;
- Valorizar a gastronomia regional;
- Incentivar a prática dos jogos populares;
- Atrair o maior número de turistas e visitantes a cidade de Chaves;
- Utilizar o máximo possível de grupos de animação da região;
- Utilizar o teatro como ferramenta privilegiada em contexto educativo não-formal para dinamizar a cultura do mundo rural.
A Feira da Cultura do Mundo Rural tem como base a cultura rural, a tradição e a colaboração de várias associações. Para além de uma feira onde se promove os produtos e produtores da terra, também promovemos os seus sabores, os seus saberes e as suas tradições.
Na prática a feira é constituída por:
- Exposição e venda de produtos regionais;
- Exposição e venda de artesanato;
- Exposição de Equipamentos agrícolas;
- Jogos Populares (Torneio regional de fito, jogo do Sapo, Jogo da Malha, Corrida de Sacos, Corrida de cântaros, Jogo das Panelas, Jogo da Farinha);
- Passeio de pasteleiras;
- Animação Sociocultural para crianças;
- Workshop de olaria e cestaria;
- Festival de folclore;
- Criação de um roteiro gastronómico pelas Tasquinhas e restaurantes da Madalena;
- Animações teatrais;
- Música popular portuguesa ao vivo;
- Peças de teatro;
- Concerto de bandas filarmónicas;
Na data pretendida e com experiência do ano anterior, a feira sucede em simultâneo com o Festival do Rancho de Folclórico dos Ases da Madalena e a Concentração do Clube de Mortad de Chaves. No ano anterior os eventos sucederam muito bem em conjunto, e complementavam-se.
Mediante a situação da pandemia, que se viver na altura da realização da Feira da Cultura do Mundo Rural, serão seguidas todas as normas estabelecidas pela Direção Geral de Saúde e adaptaremos todo o espaço envolvente, para manter a máxima segurança.
A nossa intenção em participar neste orçamento é que possamos voltar a realizar a Feira da Cultura do Mundo Rural e que esta possa crescer e evoluir em prol da cultura e tradição.
A cultura é a expressão de um povo. É por meio dela que podemos conhecer a história e os seus costumes, esta feira beneficiar toda a comunidade, pois ela promove o desenvolvimento da região divulga as suas tradições, promove os produtores e produtos locais, atrai visitantes e valoriza a região.