siga-nos
Facebook Share Adicionar aos favoritos
 Dezembro 2018 
dstqqss
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031
Início  >  Orçamento Ativo  >  Propostas para Promoção e Dinamização (OP2017)  >  Avivar - Recolha fotoetnográfica da Cultura Popular

Avivar - Recolha fotoetnográfica da Cultura Popular 562 Votos (65%)

O concelho de chaves, nessa geografia física e humana que o tipifica, tão rica e tão endémica, convida-nos a que dele façamos um registo simples, puro, quase inocente, de um espólio cultural que queremos ver valorizado, em evocação da memória coletiva e em reforço daquilo que consideramos ser essencial na edificação da nossa identidade. Assim, pela auscultação próxima de quem ainda sabe e pelo registo de saberes acompanhados por captações de imagens, estrategicamente escolhidas, pretendemos desenvolver um projeto que, em simultâneo, funcione como uma espécie de agradecimento de todos os que contribuíram para este comunitarismo que queremos continue vivo nas gerações vindouras, numa aproximação vivencial às tradições e às ritualizações ou, pelo menos, que essas gerações do hoje e do amanhã possam consultar alguns dos exemplos de expressão da cultura popular flaviense.

 

 

- Este projeto decorrerá durante o ano de 2018 em três fases: 1ª fase - investigação e recolha do máximo possível de dados da cultura popular, existentes e através de novas investigações; 2ª fase - registos fotográficos da cultura popular (gentes, tradições, lugares,…), aberto à população. No final da semana serão convidados 15 fotógrafos (portugueses de diferentes geografias, incluindo locais e espanhóis, no âmbito da Euro cidade Chaves-Verin) que fotografarão seis localidades do concelho de Chaves, estrategicamente selecionadas; 3ª fase - apresentação dos resultados através de colóquio/debate, exposição de fotografias e registos e apresentação de livro de fotografias com textos alusivos à cultura popular.

Para os trabalhos fotográficos, apresentados pela população, haverá um júri de cinco elementos, representativos de diferentes sensibilidades artísticas, que farão a seleção das melhores fotografias. Para os fotógrafos convidados ser-lhe-ão solicitados um determinado número de fotografias.

Os textos contemplarão, diferentes vertentes da etnografia popular (contos, lendas, rezas, tradições ancestrais, trabalhos….)  no concelho.

António Manuel Martins
07-06-2017

Mais Informações
Contactos
Câmara Municipal de Chaves
Largo de Camões
5400-150 Chaves
276 340 500 | op@chaves.pt
Powered By Serviços Online